Extensão

O curso “Introdução ao pensamento de Wilhelm Reich” está inserido dentro do Projeto de Extensão “Wilhelm Reich em Diálogo com a Educação” , recomendado pela Próreitoria de extensão da UFF – Proex, registrado no Sigproj e é oferecido pelo Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal Fluminense, SPA/UFF.


OBJETIVOS GERAIS:

• Difundir no meio acadêmico as contribuições do pensamento de Wilhelm Reich.

• Desenvolver ações coletivas, com base nos fundamentos do pensamento reichiano, voltadas para temas relacionados à interface saúde/educação que atendam à comunidade extramuros referida à UFF.

• Contribuir com o estágio “Psicologia nas Instituições Escolares”,  através da interlocução com a prática no Instituto de Educação Ismael Coutinho.

• Incentivar a reflexão crítica sobre a graduação de Psicologia, a partir do conteúdo político inerente à obra de Reich.

Este projeto nasceu no acompanhamento das problematizações levantadas nas supervisões do Estágio “Psicologia nas Instituições Escolares”,do SPA/UFF, junto à docentes, discentes e técnicos do grupo de pesquisa “Oficina de Pesquisa-Intervenção (UFF/UERJ)”, e do Plantão Institucional/UFF.

Nessas oportunidades, se constatou um crescente encaminhamento de crianças e jovens do Colégio Universitário Geraldo Reis e do Instituto Educacional Ismael Coutinho, para atendimento psicológico no SPA/UFF,com queixas de violência, sexualidade e uso de drogas,em sua maioria.

O Projeto tem realizado uma parceria com o estágio Psicologia nas Instituições Escolares, construindo um campo dialógico entre a e a Teoria Reichiana, a Filosofia da Diferença e a Análise Institucional ,que são as bases teóricas da prática de estágio nas escolas.

O desafio dessa parceria tem sido criar junto às escolas, dispositivos coletivos que despertem a capacidade de comunicação, de troca, de reflexão, de construção de vínculos e identidades. Dispositivos que viabilizem o encontro e a conscientização das forças envolvidas e disponíveis, dos alunos,  professores e funcionários,  para  realização do  projeto de educação que seja coerente com suas necessidades, possibilidades e desejos. A psicologia atende aos casos individuais que considera pertinente, mas realiza preferencialmente encontros, oficinas, debates que envolvam a comunidade escolar em seus segmentos e/ou em sua totalidade.

Anúncios

Uma resposta para “Extensão

  1. ana Beatriz de Alvim Letieri Martins

    Sou estudante do 8º período de psicologia na faculdade Maria Thereza e Adoraria participar de curso que a UFF está oferecendo( Introdução ao Pensamento de Wilhelm Reich), inclusive cheguei a fazer minha inscrição pelo e-mail proposto, mas quando deparei com minha grade obrigatória constatei que este horário inicial (10:30) do curso em vigor choca com o meu na sexta-feira pois tenho aula até as 11:30 neste dia. Por isso, gostaria de saber se haverá outras turmas em outro horário ou dia da semana. Agradeço desde já a atenção dispensada e aguardo anciosamente por uma resposta. Ana Beatriz Martins.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s